A educação a distância por correspondência e a formação profissional de apenados

Pauline Vielmo Miranda

Resumo


O desenvolvimento da Educação a distância (EAD) transformou a realidade do processo educacional. Em sua primeira geração, foi utilizada a aprendizagem através de cursos por correspondência. Em que pese, mesmo sua utilização sendo bem menor na atualidade, no sistema prisional brasileiro, pela falta de acesso dos presos a computadores, rede de internet e a incompatibilidade de se deslocar até cursos presenciais no decorrer do cumprimento da pena, uma opção viável de tornou a profissionalização através de cursos enviados por correspondência. Esse trabalho teve por objetivo apresentar um resgate histórico da utilização de cursos profissionalizantes por correspondência, associado ao desenvolvimento profissional de apenados através da EAD. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. Desta forma, a EAD contribui no papel social de reeducação e remição de pena pela educação, prevista na Lei de Execuções Penais (LEP) brasileira. Por fim, dentre todos os benefícios sociais, auxilia na articulação do processo de trabalho e aprendizagem de forma coerente, buscando a autonomia e independência para a reintrodução no mundo do trabalho de egressos do sistema prisional.


Palavras-chave


Educação a Distância; Educação por correspondência; Educação Profissional; Educação Prisional; Sistema Prisional brasileiro.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020