Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro

Ricardo Weller Piloto, Janaína Farias de Ornellas

Resumo


O presente artigo apresenta a compreensão do que foi o Ensino Remoto, no contexto da pandemia de COVID-19, e quais os desafios à sua implementação no contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória. Inicialmente, tratamos sobre o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em seguida, realizamos uma distinção entre Educação a Distância e Ensino Remoto, sendo este a modalidade de ensino em que as aulas são exclusivamente remotas, realizadas por meio de tecnologias digitais em momentos de crise, como o vivenciado durante a pandemia, substituindo temporariamente as aulas presenciais, buscando manter a continuidade do processo educacional, com procedimentos tecnológicos simples e estáveis, sendo encerrada com o fim da crise. Por fim, discutimos as dificuldades de implementação do Ensino Remoto no contexto brasileiro, com base nos dados de acesso a tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2018. Concluímos que: 1) não devemos perder as experiências desenvolvidas no processo educacional durante o período de exceção, uma vez que podem ocorrer novas crises; 2) necessitamos de políticas públicas efetivas que promovam soluções no sentido de evitar que os alunos que apresentem condições desfavoráveis de acesso e uso da internet não sejam simplesmente deixados à margem; 3) precisamos ampliar o debate sobre a inserção de conteúdos relacionados as TIC em todas as disciplinas dos cursos de formação de professores, uma vez que o domínio destas tecnologias é condição sine qua non ao sucesso do Ensino Remoto.


Palavras-chave


Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020