DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMA DE JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU

Carlos Adriano Martins, Juliano Schimiguel, José Carlos B. Freitas Junior, Ailton S. Vieira

Resumo


A influência dos avanços tecnológicos sobre as instituições de ensino vem crescendo consideravelmente, fazendo com que estas invistam cada vez mais em recursos tecnológicos, visando a melhoria da qualidade e eficiência na produção de materiais didáticos digitais. Dentre tais materiais, temos os Objetos de Aprendizagem (OA), que podem não apenas auxiliar no ensino, como também despertar o interesse do aluno no conteúdo que está sendo transmitido. O objetivo deste artigo é descrever o que são OA e como eles podem auxiliar na aprendizagem. Com foco em equações de 1º grau, tratada no sétimo ano do ensino fundamental, desenvolvemos um OA com o intuito de motivar e ajudar os estudantes a compreender o conteúdo de forma dinâmica e divertida. Por se tratar de um software, o desenvolvimento de um OA deve ser feito com base nas metodologias pertencentes à disciplina de Engenharia de Software. Assim, buscando uma metodologia que dê suporte a mudanças durante o projeto, a produção do OA será baseada nas práticas estudadas em Engenharia de Software, como também técnicas e linguagem de programação, agregando padrões do RIVED (Rede Internacional Virtual de Educação), que serão apresentados no decorrer do trabalho. Como resultados preliminares do trabalho, temos grandes benefícios para o ensino, pois os OA potencializam a forma de ensino e aprendizagem nas instituições.


Palavras-chave


Objetos de aprendizagem. Equações. Jogo digital

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020