O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Camila Gonçalves Silva Figueiredo

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do feedback emitido por professores e tutores na modalidade do ensino a distância. Neste estudo, entende-se como feedback as informações transmitidas aos discentes a respeito do aprendizado e o desempenho ao longo do curso. Transmitir aos alunos da EaD aspectos relativos ao seu processo de aprendizagem está além da exposição de comentários padronizados após a realização de cada atividade avaliativa do curso. É necessário que o feedback seja um instrumento com função pedagógica, mediadora e motivacional, para que, por meio dele cada aluno possa compreender de maneira construtiva seus avanços e o que precisa ser aperfeiçoado. O referente teórico para realização desta discussão consiste na utilização de autores que são referência na temática relativa a EaD, com destaque para os trabalhos desenvolvidos por José Moran, Denise Martins de Abreu-e-Lima, dentre outros.


Palavras-chave


feedback, possibilidades, ensino a distância

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020