A ESTRUTURA E O PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO ENTRE AGENTES DO SISTEMA EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Gabriel Coutinho Calvi, Iara Carnevale de Almeida, Letícia Fleig Dal Forno

Resumo


O presente artigo tem como intuito apresentar o funcionamento da estrutura da Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior Privada em relação ao compartilhamento do conhecimento entre as pessoas que integram o sistema. Dessa forma, o referencial teórico descreve, por meio de pesquisadores da área, a estrutura do sistema da educação a distância e seus respectivos agentes, estabelecendo uma definição genérica para sua estrutura, e que entra em conformidade com as diretrizes dos documentos criados pelo Ministério da Educação (MEC) para a educação a distância. Na área da Gestão do Conhecimento (GC), são explorados os conceitos em torno do compartilhamento do conhecimento, e da construção do capital interno por meio do capital intelectual retido nas pessoas da organização. No esforço em analisar os canais de comunicação da instituição de ensino superior, deriva-se o layout de uma estrutura que visa compreender a comunicação entre os agentes participantes, procurando detectar as possíveis falhas nos canais de comunicação que atinge diretamente no conhecimento que é ofertado ao aluno.


Palavras-chave


Compartilhamento do conhecimento, Educação a Distância, Gestão do conhecimento.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020