ISOFLAVONAS X SÍNDROME METABÓLICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Catherine Cândido da Silva, Gabriel Bertoldi Bizetti, Giovana Reis de Abreu Ribeiro, Giovana Coelho Ruiz, Lucas Oliveira Carvalho, Vinnycius Ribeiro Barbosa de Almeida, Christiane Nicolau Coimbra, Ricardo Diniz, Nayara Cavalcanti Ares, Paulo Maccagnan, Eliane Marta Quinones

Resumo


As isoflavonas, ou fitoestrógenos, são polifenóis presentes em alimentos como a soja. Esse composto tem diversos benefícios sobre doenças como a síndrome metabólica. A síndrome metabólica corresponde a um conjunto de alterações metabólicas como resistência à insulina, dislipidemia, obesidade e hipertensão. Essa condição pode elevar o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares como a arteriosclerose.
A associação de isoflavonas no tratamento da síndrome metabólica é capaz de proporcionar inúmeros benefícios, como a diminuição de LDL e colesterol total, redução de insulina e indutores de inflamação e auxilia no relaxamento vascular. Deve-se ter cautela no emprego dessas, visto que se sabe pouco sobre seus efeitos colaterais, os quais podem variar desde sintomas gastrointestinais até ginecomastia e aumento da mortalidade por doença cardiovascular.
Essa revisão visa associar a ingestão de isoflavonas e a síndrome metabólica e relatar como elas podem influenciar no aparecimento de hipertensão, hiperglicemia, dislipidemia e arteriosclerose. Revisamos estudos sobre as isoflavonas e síndrome metabólica usando bases de dados eletrônicas como o Pubmed.

Palavras-chave: isoflavonas, síndrome metabólica, soja, genisteína, daidzeína

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827