AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA: uma revisão bibliográfica

Adriane Carvalho de Meneses, Enzo Moura Cantarelli, Flávia Rodrigues de Oliveira, Giovanna Pires dos Santos, Giovanna Marcílio Santos, Victor Ricardo Yamazaki, Christiane Nicolau Coimbra, Eliane Marta Quinones, Paulo Maccagnan, Ricardo Diniz

Resumo


Introdução: A obesidade é uma doença crônica em ascensão na atualidade, classificada segundo a OMS em 3 graus diferentes. A cirurgia bariátrica é uma opção cirúrgica de tratamento para os pacientes refratários aos tratamentos conservadores tradicionais. Assim, a avaliação nutricional nos pacientes submetidos a este procedimento cirúrgico é de suma importância pois a bariátrica não é a cura para obesidade mas sim em conjunto com o processo de reeducação alimentar e mudança nos hábitos de vida, proporciona a perda de peso a longo prazo. Objetivo: Essa revisão bibliográfica teve como objetivo principal identificar e fundamentar a avaliação nutricional realizada em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Metodologia: A busca foi realizada em setembro de 2021, e as bases de dados eletrônicas utilizadas para identificação dos artigos foram Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), via Pubmed; Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde e do Caribe (LILACS), via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a identificação dos estudos, foi analisada sua elegibilidade por meio da leitura de títulos e resumos. Os estudos elegíveis foram então avaliados em texto completo e classificados como incluídos ou excluídos. Desenvolvimento: Foram implementados os temas relacionados à obesidade, estado nutricional, cirurgia bariátrica, avaliação pré-operatória, avaliação pós-operatória e suplementação, macronutrientes e micronutrientes de modo a discutir os dados de acordo com os achados encontrados na literatura médica.
Considerações finais: A avaliação nutricional no paciente submetido à bariátrica é essencial e de suma importância no processo de perda de peso a longo prazo a partir da reeducação alimentar e mudança dos hábitos de vida do paciente.

Palavras chave: Cirurgia Bariátrica; Estado Nutricional; Ciências da Nutrição

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827