POLÍGONO DE WILLIS: UM ESTUDO DESCRITIVO ANATÔMICO ADJUNTO ACHADOS PATOLÓGICOS EM CADÁVER

Ana Carolina de Abreu Gomes, Fernando Oliveira dos Santos, Kamilla Mayr Martins Sá, Fábio César Prosdócimi, Joseph Bruno Bidin Brooks

Resumo


Pode-se definir o polígono de Willis como um conjunto de artérias responsáveis por irrigar o cérebro de maneira associada, evitando-se assim a isquemia nesse órgão nobre. Para isso, possui dois sistemas, sendo eles: o vértebro-basilar e o carotídeo.
O Objetivo desse trabalho foi descrever variações anatômicas e suas relações com patologias cerebrais com o uso de peças anatômicas para mostrar o polígono.
A metodologia empregada foi a análise de peças anatômicas do laboratório de anatomia da Universidade Metropolitana de Santos, além de uma revisão literária nas principais bases de dados científicos.
É bastante comum haver variações anatômicas nesse polígono, o que, dependendo de sua configuração, pode proporcionar a formação de aneurismas e acúmulo de placas de aterosclerose, predispondo o paciente a um risco aumentado de acidente vascular cerebral.
É de suma importância o conhecimento das variações anatômicas para não ocasionar confusões no diagnóstico e evitar erros que podem trazer consequências sérias ao paciente.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827