EFEITOS DO TUBÉRCULO YACON PARA O TRATAMENTO DE DIABETES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Amanda Almeida Brisola, Fernanda Gonçalves de Carvalho, Marina Ferrari, Patrícia Fernandes Duarte, Thayná Emily Barboza de Carvalho, Christiane Nicolau Coimbra, Eliane Marta Quiñones, Paulo Henrique Galeti Maccagnan, Ricardo E.A.S. Diniz

Resumo


RESUMO

A diabetes é uma das mais prevalentes doenças crônicas que acometem pessoas ao redor do mundo, despertando a necessidade de alternativas que possam melhorar o quadro clínico, a expectativa e qualidade de vida desses pacientes. Yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma planta da espécie Asteraceae que atua como um alimento prebiótico e vem sendo estudada como coadjuvante no tratamento clínico da diabetes pelos seus efeitos hipoglicemiantes.
Os artigos científicos analisados nesta revisão de literatura complementam-se e, em sua maioria, apresentam resultados primários promissores na redução glicêmica e aumento dos níveis de insulina. Como resultados secundários, também foram registrados efeitos na melhora de dislipidemia, redução dos triglicerídeos, grande atividade antioxidante e redução de radicais livres, atividade anti-inflamatória, e fatores de proteção renais, hepáticos, pancreáticos e cardíacos.

Palavras-chave: yacon, diabetes, alimento prebiótico.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827