O brincar e a felicidade: relato de experiência sobre a formação lúdica
Resumo
O brincar não é coisa de criança, ela pode ser desenvolvida na formação inicial de professores para mobilizar saberes lúdicos e experiências subjetivas, especialmente para promoção da felicidade. A felicidade é uma experiência em que as emoções positivas se sobrepõem às emoções negativas. A partir dessa concepção foi desenvolvida uma oficina teórico-vivencial com estudantes de licenciaturas da Universidade de XXXX sobre o bem-estar subjetivo (felicidade) e o brincar. A atividade ocorreu em dois momentos, o primeiro foi teórico, o qual abordou sobre a felicidade e o brincar na educação; o segundo momento foi de viver brincadeiras da infância. Após esse momento, observamos que os participantes sorriram, riram, isto é, expressaram sinais de felicidade, bem como reviveram memórias de suas infâncias. A partir dessa experiência, refletimos que as universidades possam trabalhar com a formação lúdica sob a ótica de vivências afetivas para promoção da felicidade.
Palavras-chave
educação; formação lúdica de professores