PROJETO PILOTO DE CARTILHA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DE CÁRIES NA PRE ESCOLA

Elisa Fátima Benavent Caldas Bellotto, Paulo Eduardo Novaes, Yára Dadaldi Fragoso

Resumo


Resumo
Introdução: A cárie é o maior problema de saúde pública no mundo e pode ser perfeitamente evitada. A prevenção é o principal aliado aos baixos índices de cáries. As crianças desde cedo devem ser incentivadas a bons hábitos alimentares e higiene bucal.
Material e método: A cartilha é um projeto piloto, composta de figuras em papel colorido extraídas da internet onde são demonstrados quais alimentos são saudáveis e não saudáveis, dentes cariados e não cariados, personagens escovando os dentes e usando fio dental após as refeições e antes de dormir, uso racional da água ao escovar os dentes e crianças com alterações nas arcadas dentais devido ao hábito prolongado de chupar dedo, chupeta e mamadeira.
Resultados: A cartilha odontológica com foco preventivo foi usada preliminarmente em crianças do ensino básico por um ano e meio e obteve boa aceitação e elogiada pelos professores e pais por ser um material de fácil entendimento.
Conclusões: A interação entre profissional e paciente, através da cartilha com repetição e interação, facilita a participação e o entendimento destes e torna mais fácil a compreensão e a prevenção de problemas bucais.

Palavras-chave: escovação, lúdico, odontologia, saúde, necessidades especiais

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827