A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CAPOEIRA

Jefferson Rozendo Florencio Rozendo

Resumo


A capoeira, uma expressão cultural brasileira que mescla dança, luta e música, foi oficialmente reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. No entanto, para garantir uma abordagem eficaz e envolvente no ensino dessa arte, é fundamental adotar metodologias ativas. Essa abordagem inovadora e eficiente proporciona uma aprendizagem mais significativa e participativa para os alunos. Neste artigo, iremos explorar a importância e os benefícios da aplicação das metodologias ativas no ensino da capoeira. Para embasar teoricamente o estudo, será utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, que envolve a busca, seleção e análise crítica de materiais já publicados. Conclui-se que a utilização das metodologias ativas no ensino de capoeira tem se mostrado extremamente eficaz na promoção do aprendizado significativo dos praticantes. Ao incorporar técnicas que estimulam a participação ativa, a reflexão e a autonomia dos alunos, os mestres e instrutores conseguem potencializar os benefícios dessa arte marcial, contribuindo para o desenvolvimento integral dos praticantes.


Texto completo:

PDF

Referências


CAETANO, Leonardo Basilio; DE CARVALHO, Camila Borges Barreto; CARVALHO, Adelson Siqueira. Capoeira e identidade cultural. In: Congresso Fluminense de Pós-Graduação-CONPG. 2018.

CAMPOS, Hélio. Capoeira na escola. Editora da Universidade Federal da Bahia, 2001.

DE PAULA, Tania Regina; BEZERRA, Wladimir Pereira. As vantagens do ensino da capoeira nas aulas de educação física escolar. EFDeportes. com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 18, n. 188, 2014.

FLORENCIO ROZENDO, J.; DE LUNETTA E RODRIGUES GUERRA, A. A PRÁTICA DA CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL: ARTE E CULTURA. Revista OWL (OWL Journal) - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 83–94, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7905515. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/14. Acesso em: 29 mar. 2024.

GUERRA, A. de L. e R. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E ACADÊMICA. Revista OWL (OWL Journal) - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 29 mar. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2965-8128