DIREITOS HUMANOS E ETNOMATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO

Amanda Cristina Alves de Jesus, Amanda da Silva Melo

Resumo


Este presente artigo tem o objetivo de deflagrar a atual circunstância na qual se apresenta a sociedade civil. Diante dos acontecimentos da trajetória humana, podemos observar uma importante perda de sensibilidade e empatia pelos direitos humanos, visto que todos somos munidos de direitos e deveres. Porém estes direitos estão sendo embargados obscuramente por meio da violência, em decorrência de fenômenos atribuídos à discriminação e ao preconceito. Todavia, inquirimos que a maestria da pesquisa, em torno da educação, propiciou-nos um instrumento auxiliador, como a etnomatemática, para compreender tais circunstâncias. Essa pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa, sendo bibliográfica e documental quanto aos meios utilizados. Explicitamos, neste trabalho, que a etnomatemática e a educação, de forma ampla, têm um papel essencial na luta por uma sociedade mais justa, igualitária e que valorize as diversas culturas.


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ISSN: 2965-8128