METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MÚSICA DO COLÉGIO PEDRO II EM CONTEXTOS VIRTUAIS E PRESENCIAIS DE ENSINO

Cassiane Cruz Moura

Resumo


Este artigo, desenvolvido durante a disciplina Educação e Tecnologias no Espaço Escolar, do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, trata-se de um relato de experiência, com base no tema Metodologias Ativas em Educação. Tendo como referenciais os estudos de Moran (2014), Freire (1996) e Dewey (1978), aborda a importância da utilização das Metodologias Ativas na educação, bem como os desafios que permeiam a incorporação de propostas inovadoras de aprendizagem. As experiências relatadas situam-se no contexto das aulas de Educação Musical ministradas em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II – Campus Realengo I, contemplando atividades realizadas à distância e presencialmente, utilizando ferramentas tecnológicas digitais e não digitais. Os relatos sugerem que a utilização de metodologias ativas na educação proporciona um aprendizado efetivo, dinâmico, autônomo e significativo, além de maior engajamento com as atividades propostas.

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ISSN: 2965-8128