ATUAÇÃO DO TUTOR PRESENCIAL E TUTOR A DISTÂNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Resumo
Nos últimos anos a modalidade de Educação a Distância (EAD) tem ganhado ênfase em todo o Brasil, onde o número de alunos matriculados nessa modalidade de ensino tem crescido de forma exponencial. E no que se refere ao processo de construção do ensino aprendizagem dos acadêmicos matriculados nessa modalidade de ensino, o papel do tutor presencial e a distância, torna-se relevante, uma vez que o trabalho deste profissional é de grande importância, pois o tutor é responsável por mediar e ajudar na construção do conhecimento dos acadêmicos nos ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentido, este estudo teve como objetivo descrever a atuação do tutor presencial e a distância nos cursos de graduação do Centro de Educação a distancia da Universidade Estadual de Montes Claros. Trata-se de um estudo quantitativo e de levantamento. O estudo contou com a participação do corpo discente dos 9 cursos de graduação a distância (Ciências Sociais, Ciências da Religião, Educação Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia) da Unimontes oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A amostra consistiu em 675 acadêmicos que responderam questionários estruturados postados em sua sala virtual acerca da sua percepção sobre atuação do tutor presencial e a distância no ano de 2017. Os dados foram analisados descritivamente através de distribuição de frequência. Através deste estudo, conclui-se que a atuação do tutor presencial e a distância nos cursos de graduação do Centro de Educação a distância da Universidade Estadual de Montes Claros, na visão dos discentes desempenham seu papel bom e ótimo para o processo ensino aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020