ATUAÇÃO DO TUTOR PRESENCIAL E TUTOR A DISTÂNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Ronilson Ferreira Freitas, Betânia Maria Araújo Passos, Maria Ângela Lopes Dumont de Macêdo, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, Maria Aparecida Pereira Queiroz, Alenice Aliane Fonseca, Nayara Fonseca Oliveira, Naiara Vaz Bastos, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis

Resumo


Nos últimos anos a modalidade de Educação a Distância (EAD) tem ganhado ênfase em todo o Brasil, onde o número de alunos matriculados nessa modalidade de ensino tem crescido de forma exponencial. E no que se refere ao processo de construção do ensino aprendizagem dos acadêmicos matriculados nessa modalidade de ensino, o papel do tutor presencial e a distância, torna-se relevante, uma vez que o trabalho deste profissional é de grande importância, pois o tutor é responsável por mediar e ajudar na construção do conhecimento dos acadêmicos nos ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentido, este estudo teve como objetivo descrever a atuação do tutor presencial e a distância nos cursos de graduação do Centro de Educação a distancia da Universidade Estadual de Montes Claros. Trata-se de um estudo quantitativo e de levantamento. O estudo contou com a participação do corpo discente dos 9 cursos de graduação a distância (Ciências Sociais, Ciências da Religião, Educação Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia) da Unimontes oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A amostra consistiu em 675 acadêmicos que responderam questionários estruturados postados em sua sala virtual acerca da sua percepção sobre atuação do tutor presencial e a distância no ano de 2017. Os dados foram analisados descritivamente através de distribuição de frequência. Através deste estudo, conclui-se que a atuação do tutor presencial e a distância nos cursos de graduação do Centro de Educação a distância da Universidade Estadual de Montes Claros, na visão dos discentes desempenham seu papel bom e ótimo para o processo ensino aprendizagem.


Palavras-chave


Educação a Distância; Tutoria; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1