O USO DA WEBCONFERÊNCIA NA DISSEMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Alex Sandro Rodrigues Martins, Alexandre Costa Quintana, Cristiane Gularte Quintana

Resumo


Este estudo tem o objetivo de relatar o processo de transmissão do conhecimento e de avaliação via webconferência para os estudantes do curso de graduação em Administração, na disciplina de Administração Financeira na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, nos polos de Sapiranga, Santo Antônio da Patrulha, Picada Café, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. O método utilizado foi a substituição de aulas presenciais usada na educação a distância dessa universidade pela webconferência. Essa ferramenta tecnologia permitiu a gravação das aulas, as quais serviram como um elemento complementar no aprendizado, além de possibilitar uma forma de avaliação diferente da usualmente aplicada. No entanto, essa foi  a primeira turma do curso de administração a utilizar esse tipo de metodologia,  por isso torna-se uma tarefa difícil  de mensurar o sucesso ou fracasso dessa ação numa visão pedagógica, talvez fosse  necessário que outras disciplinas do curso de administração utilizassem esse formato de ensino e aprendizagem , para gerar subsídios com a intenção de validar essa metodologia  educacional.

 


Palavras-chave


webconferência. educação a distância. aprendizagem dialógica.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020