OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS

Vanessa Nascimento Mendes, Heluiza Ormelez de Almeida Nascimento, Araci Hack Catapan

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e sua aplicação em diferentes ambientes de ensino. Com o objetivo de demonstrar que os ODEAs podem ser utilizados enquanto ferramenta de apoio didático-pedagógico, este trabalho analisa as relações entre mídia, conhecimento e educação, sendo mídia aqui entendida enquanto objeto de aprendizagem, conhecimento o conteúdo destes objetos e educação o processo de ensino-aprendizagem buscado. A metodologia se baseia em pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de publicações de duas bases de dados envolvendo as palavras-chave: objetos de aprendizagem e aplicação. Conclui tecendo considerações acerca da aplicação dos ODEAs nos diversos contextos trazidos pela literatura, ressaltando a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como mediador do conhecimento.

Palavras-chave


Objeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1