INCLUSÃO DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA EM GRADUAÇÃO PRESENCIAL:PERCEPÇÃO DO ALUNADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIMONTES
Resumo
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de aperfeiçoamento à distância desde 2008, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD) e em cooperação com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), além da cartela de cursos presenciais tradicionalmente oferecidos. Na perspectiva de possibilidade de inclusão de carga horária parcial à distância nos cursos presenciais, o Departamento de Educação Física e do Desporto deliberou uma experiência na qual 20% da carga horária dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física dos campi da universidade no segundo semestre de 2016 em vias de otimização de seus processos e experimentação didático-pedagógica. Destarte esta experiência, este estudo objetivou analisar a percepção do alunado do curso de graduação presencial em Educação Física da Unimontes, considerando a experiência de inclusão de carga horária parcial em EaD, diante desta experiência, com a expectativa de depurar o nível de satisfação e avaliar oportunidades de melhoria e incremento. Trata-se de um estudo quantitativo e de levantamento. Compreendeu a população de análise, 47 discentes do curso presencial de Educação Física da Unimontes, alocados no campus sede em Montes Claros/MG e no campus de Januária/MG. Os estudantes de ambos os campi foram integrados a salas virtuais correspondentes às disciplinas eletivas para o segundo semestre de 2016, assessorados pela coordenação de curso e pela equipe multidisciplinar do CEAD/Unimontes. Para tanto, os estudantes participaram de treinamentos gerais para manuseio do ambiente virtual de aprendizagem e orientações específicas sobre os desdobramentos das atividades do curso nesta perspectiva, bem como seus docentes. Finalizadas as experiências à distância, os acadêmicos foram submetidos à pesquisa por meio de um questionário contendo 16 questões que investigavam a experiência com a sala virtual, com o processo de ensino à distância e o aproveitamento das disciplinas cursadas no período. Os resultados demonstraram satisfação pelo processo, no entanto, as dificuldades com a alteração da dinâmica de funcionamento habitual do curso gerou desconfortos que, por sua vez, podem ser minimizados com ações práticas.
Palavras-chave
EaD; Graduação; Carga-horária.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020