O LETRAMENTO DIGITAL ENQUANTO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: DESAFIOS ATUAIS

Verônica Danieli Lima Araújo, Raquel Elza Oliveira Glotz

Resumo


O artigo presente tem como objetivo geral analisar a importância do letramento na sociedade atual, mais especificamente do letramento digital ou eletrônico como instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento. Nosso estudo que tem como fundamentação metodológica a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) enfatiza inicialmente a abordagem da inclusão digital,as distinções e convergências entre alfabetização e letramento, enfatizando que na nossa sociedade do Conhecimento ou da Informação (CASTELLS, 1993) o processo de ensino-aprendizagem tem que estar focado na preparação do indivíduo que não apenas compreenda, mas interaja no meio em que vive, construindo conhecimentos a partir do manuseio das TIC’s - Tecnologias da Informação e do Conhecimento. Indicaremos ainda nossas considerações a respeito de quais são aos atuais desafios que são colocados no que diz respeito ao letramento digital.

Palavras-chave


Letramento; Letramento Digital ; TIC’s; Inclusão Social; Inclusão Digital

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020