TUTORIA – ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE MEDIAÇÃO ADOTADOS EM CURSOS NA MODALIDADE EaD

Maria Emiliani Pena Ferreira, Leide Gonçalves Cota

Resumo


Este artigo versa sobre a tutoria em cursos a distância, no intuito de verificar se existe alguma tendência à realização de uma atuação do docente-tutor mais técnica, voltada para a operacionalização das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); ou pedagógica, direcionada para uma mediação com foco didático, orientador e avaliador. Para este fim, a pesquisa, de natureza exploratória, parte de uma consulta aos editais de seleção de tutores para atuação em cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) disponíveis nos sites de instituições de ensino. O trabalho fundamenta-se em autores como Mill, Maggio e Moore para abordar o trabalho da tutoria na EaD, e autores como Kearsley, Giusta, Masetto e Maroto para tratar da mediação pedagógica, e nos referenciais de qualidade do Ministério da Educação (MEC) para a abordar a importância do tutor. Os resultados apontam para uma maior demanda de atribuições consideradas administrativas, inerentes à estrutura que ampara a execução do projeto como um todo, afastando-se do contato com o aluno. A ênfase pedagógica observada apresenta-se relacionada aos processos avaliativos e à frequência no AVA, carecendo de indícios de contribuição efetiva para a construção individual e coletiva do conhecimento, haja vista a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem e a necessária intervenção do professor para além do papel motivacional e incentivador de participações nos fóruns, chats, wiki e nas avaliações. Tais resultados indicam a necessidade de uma reavaliação da distribuição dessas demandas, bem como a inerência de se introduzir sistemas com capacidade de respostas autônomas, que poderiam significar mais tempo para o tutor dedicar-se a enriquecer as discussões e a construção de conceitos inerentes a uma aprendizagem que transforma.

Palavras-chave


Ensino a distância; Tutoria virtual; Mediação; Ensino-aprendizagem

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020