O FÓRUM LIVRE COMO RECURSO DE MELHORIA DA RELAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE VIRTUAL: A EXPERIÊNCIA DO ‘BOTE A BOCA NO TROMBONE...!’
Resumo
Este trabalho evidencia a importância do fórum livre de discussão como ferramenta para propiciar maior estreitamento entre o professor-tutor e os alunos em uma sala de aprendizagem na modalidade a distância. A pesquisa, de caráter qualitativo, aborda diversos dados sobre as postagens, acessos e outros parâmetros do fórum livre de discussão em duas salas de aula virtuais. Os resultados obtidos sugerem uma valorização do fórum livre de discussão pelas esferas discente e docente, manifestada pelas taxas de acesso em comparação às de outras atividades disciplinares. A interatividade e a confiança na realização de diversas atividades nas plataformas de ensino em EAD parecem ser incrementadas a partir do diálogo fomentado pelo fórum livre de discussão. Sugere-se a criação de espaços análogos ao fórum livre de discussão nas demais salas de aula virtuais para aumentar a dialogicidade entre o professor-tutor e seus alunos, assegurando maior interatividade e, consequentemente, ganho qualitativo nas relações interpessoais envolvidas na situação de ensino e de aprendizagem em um ambiente virtual de aprendizagem.
Palavras-chave: fórum livre; relações interpessoais; interatividade tutor-aluno.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020