ALGUMAS LIMITAÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SERVIÇO
Resumo
Este artigo apresenta uma análise preliminar de uma pesquisa que visa investigar as contribuições da Educação a Distância na formação continuada de professores de matemática em serviço com atividades de Modelagem Matemática, na modalidade semipresencial. Por se tratar de um recorte, analisa-se apenas as limitações encontradas no decorrer do desenvolvimento do processo formativo como forma de identificar e propor correções para futuras ofertas de cursos. O processo formativo envolveu professores de Matemática em serviço, durante um período de três meses, totalizando cem horas, o qual foi mediado pelo ambiente de aprendizagem virtual Moodle. Foram realizadas atividades de leitura de artigos científicos e atividades de Modelagem Matemática para permitir apropriação teórica e prática acerca da alternativa pedagógica de Matemática. A pequisa teve cunho qualitativo e para coleta dos dados foram utilizadas as ferramentas disponíveis no Moodle, como chat, fórum, e notas (memoriais) produzidos pelos cursistas no decorrer do curso. A análise dos dados apresentada neste artigo, pautou-se na análise textual discursiva que permitiu categorizar os dados coletados, interpretá-los e traduzi-los evidenciando as falas dos cursistas. As análises indicaram algumas limitações acerca da EaD na oferta do curso de formação continuada, mas que podem ser superadas para a oferta de outros cursos nesta modalidade e que não invializaram o objetivo do curso que era o desenvolvimento profissional dos cursistas.
Palavras-chave
Limitações; Educação a distância; Formação continuada de professores em serviço, Modelagem Matemática.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020