FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EaD: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Resumo
Este artigo apresenta parte das reflexões desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar a situação profissional dos egressos do Curso Normal Superior (CNS), na modalidade a distância, oferecido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), turma 2006, Polo Regional de Cianorte, PR, com vistas a responder ao seguinte questionamento: a qualificação profissional em nível superior proporciona maiores possibilidades de inserção no mercado de trabalho na área da educação, bem como a ascensão profissional? O estudo foi desenvolvido com quarenta e dois egressos do CNS-UEM na perspectiva Estudo de Caso (YIN, 2005). Do resultado das análises verifica-se: que a maioria dos pesquisados já trabalhavam com educação quando iniciaram o CNS, totalizando 52,85%. No entanto, desse grupo havia um percentual de 30,91% que não possuíam vínculo empregatício. Após a conclusão do referido curso, o índice foi para 97,62% (41 pessoas) dos egressos atuando com educação, e destes 73,17% relataram (30 pessoas) ser concursados. O estudo encontrou dados que apontam para algumas melhorias na vida profissional e pessoal dos pesquisados.
Palavras-chave
Educação a Distância; Formação de Professores; Curso Normal Superior; Universidade Estadual de Maringá.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020