EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD):TEXTO E CONTEXTO
Resumo
A Educação a Distância (EaD) no cenário atual é um dos assuntos de grande visibilidade no meio educacional por suas alternativas democráticas no âmbito do ensino-aprendizagem tanto na esfera pública quanto na privada. Assim como acontecem com outros temas, a EaD, embora tenha chegado a esse status de intenso debate e amplas expectativas, muitas vezes, não tem alcançado uma discussão mais profícua e significativa no tocante à sua promoção, eficiência e eficácia como política educacional promissora e indispensável no atual estado de coisas. Refletindo assim, a escrita deste texto tem como finalidade precípua apontar os diferentes modos de Educação a Distância (EaD) ocorridos em distintos contextos temporais e destinada com foco às demandas peculiares. Inicialmente, tratamos de expor o conceito e demais definições sobre Educação a Distância (EaD), seus fundamento teórico-metodológicos, caracterizações e abordagens diversas. Em seguida procuramos demonstrar as principais mudanças e transformações ocorridas ao longo da evolução conceitual e contextual concernentes aos procedimentos didático-pedagógicos vinculados à teoria, bem como os avanços técnicos vinculados aos procedimentos metodológicos da Educação a Distância. Como resultados parciais, constata-se nesta escrita que o sucesso das políticas educacionais está condicionado ao engajamento não só dos professores, mas de toda comunidade escolar, sobretudo no tocante ao domínio correto das mídias e dos processos metodológicos a serem empregados peculiarmente a Educação a Distância (EaD).
Palavras-chave
Educação a Distância; Tecnologias da Informação; Ambientes Virtuais
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020