TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
Resumo
O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende-se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e mais ainda ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.
Palavras-chave
docência universitária, transversalidade, dialogicidade
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020