ESTRUTURA HIPERMIDIÁTICA NO MOODLE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Resumo
Problematizamos, neste artigo, as potencialidades da estrutura de hipermídia no Moodle em um curso de formação continuada de professores denominado Mídias na Educação. Esse curso é oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Assim, realizamos um Estudo de Caso a partir do componente curricular Metodologia de Pesquisa Científica desse curso, no qual foi possível perceber que é necessário dar atenção à seleção e organização dos materiais que irão compor a estrutura hipermidiática dos componentes curriculares de um curso de formação continuada no Moodle a fim de que obtenha êxito. Detectamos que isso faz diferença no que tange a aprendizagem e o envolvimento dos professores cursistas com os conteúdos a serem trabalhados em um curso. Também observamos que essa estrutura, no Moodle, apresenta subsídios para potencializar a interação, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos cursistas. Além disso, percebemos que a navegação em uma hipermídia respeita o ritmo e os estilos cognitivos dos cursistas, porque possibilita que os conteúdos a serem estudados sejam acessados de forma não linear, uma vez que se pode acessá-los conforme o interesse de cada cursista e mediados por diferentes mídias. Devido a isso, os cursistas puderam realizar associações entre os temas estudados no componente curricular, o que propiciou a ampliação da visão deles sobre os assuntos abordados e, posteriormente, a aplicação desse conhecimento na elaboração e no desenvolvimento do próprio projeto de pesquisa com vistas à realização do trabalho de conclusão de curso.
Palavras-chave
Formação continuada de professores; Educação a distância; Hipermídia; Flexibilidade cognitiva.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020