INTERAÇÃO E PERFIL DE ATUAÇÃO DISCENTE EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ARTICULADA À LUZ DA TEORIA HUMANISTA DE CARL ROGERS
Resumo
Esse trabalho relata experiência do processo de interação discente em fóruns de discussão de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância, cuja prática pedagógica é articulada à luz da teoria humanista de Carl Rogers e define o perfil assumido pelos alunos no seu processo autônomo de aprendizagem. Trata-se de pesquisa com abordagem mista, do tipo observacional descritiva, cujo método foi o estudo de caso. Foram analisadas 2.534 postagens em 18 fóruns de discussão que ocorreram entre 01/2010 e 12/2014. Com o andamento dos semestres, o quantitativo de alunos com perfis “debatedor” e “questionador” aumentou e o de alunos “passivos”, diminuiu, indicando que a teoria humanista estimula a participação mais ativa do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem em EaD. Ao relacionar o perfil do aluno com seu desempenho final nas disciplinas, verificou-se que alunos questionadores e debatedores apresentaram melhor aproveitamento, em comparação a alunos com participações menos ativas ou mesmo sem participação nos fóruns de discussão.
Palavras-chave
Fóruns de discussão; educação a distância; teoria humanista
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020