INTERAÇÃO E PERFIL DE ATUAÇÃO DISCENTE EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ARTICULADA À LUZ DA TEORIA HUMANISTA DE CARL ROGERS

Germana Costa Paixão, Laura Helena Pinto de Castro, Lydia Dayanne Maia Pantoja, José Nelson Arruda Filho

Resumo


Esse trabalho relata experiência do processo de interação discente em fóruns de discussão de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância, cuja prática pedagógica é articulada à luz da teoria humanista de Carl Rogers e define o perfil assumido pelos alunos no seu processo autônomo de aprendizagem. Trata-se de pesquisa com abordagem mista, do tipo observacional descritiva, cujo método foi o estudo de caso. Foram analisadas 2.534 postagens em 18 fóruns de discussão que ocorreram entre 01/2010 e 12/2014. Com o andamento dos semestres, o quantitativo de alunos com perfis “debatedor” e “questionador” aumentou e o de alunos “passivos”, diminuiu, indicando que a teoria humanista estimula a participação mais ativa do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem em EaD. Ao relacionar o perfil do aluno com seu desempenho final nas disciplinas, verificou-se que alunos questionadores e debatedores apresentaram melhor aproveitamento, em comparação a alunos com participações menos ativas ou mesmo sem participação nos fóruns de discussão.

Palavras-chave


Fóruns de discussão; educação a distância; teoria humanista

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020