ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DESTINADA À EVASÃO NOS CURSOS À DISTÂNCIA PELOS PESQUISADORES BRASILEIROS

Marco Antônio Dias da Silva, Liana da Cruz Valdívia Lopes, Rita de Cassia da Silva Alberola

Resumo


Este trabalho objetivou verificar se o problema da evasão vem sendo estudado no Brasil e analisar a importância de ações humanizadoras no segmento Ensino à Distância. Foi utilizada a pesquisa documental para determinar os principais motivos da evasão em cursos à distância e verificar se esse problema vem sendo considerado por pesquisadores Brasileiros. Foi realizado um levantamento dos artigos de instituições brasileiras publicados em periódicos encontrados na plataforma de periódicos da CAPES e no PUBMED nos últimos sete anos. Em seguida para entender a importância dada ao problema da evasão no Brasil levantou-se o número de pesquisas sobre o tema “evasão” avaliando-se os trabalhos publicados nos Anais dos Congressos Internacionais organizados pela Associação Brasileira de Educação a Distância, entre os anos de 2001 e 2014. Observou-se que o número de pesquisas relacionadas ao tema evasão é ínfimo e que a falta de tempo e os problemas pessoais são tidos como os principais motivos para desistir de um curso a distância. Conclui-se que os principais motivos de desistência não estão relacionados à estrutura do curso e que a evasão deveria receber a atenção devida no Brasil, considera-se ainda que provavelmente exista relação entre ações humanizadoras e a redução das taxas de desistência.

Palavras-chave


Evasão, humanização, ensino a distância

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020