PROFIX: MÉTODO DE AVALIAÇÃO ON-LINE DA PROFICIÊNCIA DIGITAL

Euro Marques Júnior, José Dutra de Oliveira Neto, Emília de Mendonça Rosa Marques

Resumo


O nível de Proficiência Digital é uma medida de quão efetivamente indivíduos e organizações se envolvem com a tecnologia digital para o benefício próprio, e de seus clientes internos e externos. Existem programas de certificação para identificar esses níveis através de testes práticos, informando assim as competências digitais de um indivíduo associadas aos conhecimentos de informática e uso da Internet. Tais programas de certificação e avaliação não são facilmente acessíveis, devido ao custo de aplicação ou a distância do local dos testes. O método PROFIX, apresentado nesse artigo, é também um instrumento para a avaliação do nível de Proficiência Digital, e foi desenvolvido visando superar essas dificuldades. Esse método se baseia em um survey on-line com questões relacionadas aos componentes principais da Proficiência Digital. Nesse artigo apresenta-se ainda um estudo de caso comparativo da utilização do PROFIX por estudantes e professores universitários e também professores do ensino fundamental no Brasil (n=440). O uso desse método associado a um curso ou treinamento a distância, permite aos professores e designers educacionais o conhecimento prévio dos níveis de Proficiência Digital, individuais e dos grupos, possibilitando aos mesmos proporem atividades on-line adequadas ao perfil do grupo. Permite ainda o planejamento de ações de apoio e treinamento para que as tecnologias de informação e comunicação contribuam efetivamente na formação dos estudantes de cursos que utilizem recursos de Educação a Distância (EAD) através da Internet. Dessa forma, o método está disponível ao público gratuitamente, e pode ser proposto de modo on-line, facilitando o acesso. O PROFIX é bastante flexível e pode ser adaptado para ser usado por outros públicos (clientes de bancos, funcionários, usuários de redes sociais etc.).

Palavras-chave


Proficiência Digital, Literacia em TIC, Educação a Distância, Avaliação On-Line

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020