O FÓRUM – LUGAR DA INTERAÇÃO, DA LEITURA E DE ALGO MAIS

Irene da Silva Coelho

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada durante o curso do NCE – USP da Universidade de São Paulo: Mídias na Educação. Tendo em vista que as novas tecnologias trouxeram contribuições importantes à Educação, os fóruns enquanto instrumentos utilizados na educação a distância vêm abrindo espaços para ampliação do conhecimento e a interação entre alunos e professores. Assim, com base nos pressupostos de Vygotsky (1998), são analisadas as postagens de um fórum da sala interdisciplinar do curso de Letras, destacando-se as interações e intervenções que se constituíram como evidências de aprendizagem e de ampliação de habilidades de leitura e escrita. Os resultados sugerem que a proposta do fórum da sala interdisciplinar se revelou uma oportunidade diferenciada para que os alunos pudessem pesquisar mais, ler, analisar e estabelecer relações entre textos de diferentes áreas do conhecimento. O aprofundamento da leitura também se fez notar nesta atividade, assim como o estímulo dos colegas serviu para que fossem trazidas informações diferentes ao fórum. As interações foram reconhecidas pelos alunos como elemento que contribui para a construção da aprendizagem colaborativa.
Palavras-chave: Fórum; Interação; Aprendizagem.

Palavras-chave


forum;interação; EAD -Educação a distância.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020