UM MODELO PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS INTERATIVOS PARA TVDi COM BASE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

José Aristides Timbó Catunda, José Reis Lagarto

Resumo


O objeto deste artigo, que resulta de um trabalho de investigação para tese de doutoramento, é divulgar a proposta de um modelo para produção de conteúdos educativos interativos para educação à distância mediatizada pela TV Digital com base na aprendizagem significativa concebida por David Ausubel. Destaca-se a utilização de mapas conceituais de Novak como estratégia para a organização e representação do conhecimento em construção; os referenciais teóricos de Jean Piaget em sua teoria do construtivismo e contemplando de um lado as possibilidades interativas da TVDi e de outro o envolvimento de professores e alunos no processo de produção de conteúdos para uma aprendizagem significativa e duradoura.

Palavras-chave


interatividade; aprendizagem significativa; mapas conceituais; construtivismo; t-Learning.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020