UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS: DESAFIOS E REFLEXÕES

Telma Regina Stroparo, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Rucélia Patricia da Silva Marques, Renan Antônio da Silva, Aldeni Barbosa da Silva

Resumo


A transição para a fase adulta é marcada por uma série de desafios financeiros. Nesse cenário, ressalta-se a relevância da educação financeira, que se mostra fundamental para promover uma relação mais equilibrada dos jovens com o dinheiro, além de contribuir para a construção de um futuro mais seguro e confortável. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de educação financeira direcionada aos jovens, enfatizando os principais obstáculos que eles encontram ao gerenciar suas finanças e as reflexões necessárias para uma administração financeira saudável e consciente. A metodologia adotada nesta pesquisa será a revisão bibliográfica, utilizando as principais plataformas acadêmicas: SciELO, Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, ResearchGate, entre outras, apoiando-se em materiais previamente publicados, como artigos, livros, teses e dissertações, que servirão como base para fundamentar as discussões sobre a temática abordada. Conclui-se que ao investir na educação financeira dessa faixa etária, tanto a sociedade quanto o meio acadêmico colaboram na formação de uma sociedade mais consciente, justa e sustentável, onde as novas gerações estarão aptas a enfrentar os desafios do mundo financeiro com segurança e autonomia.


Palavras-chave


Educação financeira; jovens; finanças.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020