ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: UMA IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Paulo Vitor da Silva Santiago, Suzana Maia Monteiro, Camila Raquel Câmara Lima, Francisco Cleuton de Araújo

Resumo


Este trabalho analisa a aplicação de uma aula sobre moda, média aritmética e mediana em duas turmas da terceira série do Ensino Médio, utilizando problemas do cotidiano para a construção do conhecimento. Após as aulas, uma atividade diagnóstica foi realizada em ambas as turmas para avaliar o desempenho dos alunos sob dois modelos de ensino. Objetiva utilizar a Modelagem Matemática como ferramenta para ensinar as medidas de tendência central, avaliando o aprendizado por meio de um questionário. A pesquisa é de natureza quantitativa e possui caráter exploratório, buscando introduzir uma nova metodologia no Ensino Médio e formulando hipóteses com base nos dados coletados. O estudo foi conduzido em uma escola de Jaguaruana, Ceará, onde foram realizadas visitas para familiarização com alunos e professores. As análises indicaram que a turma A se destaca em todos os aspectos em comparação à turma B em termos de rendimento nos conteúdos estudados. Os alunos que utilizaram a proposta de Modelagem Matemática apresentaram respostas mais positivas em relação ao aprendizado do que aqueles que seguiram o método tradicional, sugerindo que este último proporciona uma sensação de conforto, mas não necessariamente um melhor desempenho.


Palavras-chave


Estatística; Modelagem; Matemática; Média

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020