FATORES DE ADOÇÃO TECNOLÓGICA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO À DISTÂNCIA

Claudinei de Almeida, Fernando Eduardo Kerschbaumer

Resumo


Este estudo investigou os fatores de adoção tecnológica de um AVA no ensino à distância de uma universidade brasileira. Utilizou-se a abordagem qualitativa apoiada pela realização de entrevistas em profundidade e sob a lente teórica da abordagem da adoção da inovação por Rogers (2003). A revisão bibliográfica foi realizada a partir de cientometria, com apoio do software VOSviewer, a fim de identificar o estado da arte sobre a fronteira científica dos temas. O estudo indica que um novo sistema de gestão de aprendizagem permite atender ao aluno com maior navegabilidade, interatividade, gerando maior satisfação do discente, docente e funcionários. Além disso permite-se verificar que a satisfação também percebida para o professor e faz com ele se sinta valorizado, menos sobrecarregado. Este artigo propõe encaminhar a aplicação da inovação em uma universidade e os aspectos dessa adoção no processo de mudança de seu ambiente virtual de aprendizagem, o AVA. Os principais resultados da pesquisa apontaram que a adoção tecnológica do novo AVA seguiu as cinco etapas da abordagem teórica de Rogers (2003): conhecimento, persuasão, decisão, implementação e confirmação. A metodologia permitiu verificar as percepções dos diferentes papéis de entrevistados atuantes da área da educação à distância da instituição pesquisada. A contribuição social e para a gestão da universidade que implantou o novo AVA possibilitou compreender a geração de uma maior interação entre aluno e professor, melhoria na resolução de problemas e um relacionamento mais estreito no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Adoção tecnológica. Ambiente Virtual de Aprendizagem. AVA. Ensino à Distância. Universidade.



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020