Análise Combinatória: Elementos Históricos e Culturais
Resumo
Neste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa de caráter bibliográfico, cujo objetivo foi identificar alguns aspectos do desenvolvimento histórico e cultural da Análise Combinatória. Utilizamos como principais fontes para a coleta de informações históricas baseado em autores fundamentados em uma corrente factual da trajetória cultural e histórica da Matemática. A Análise Combinatória é a parte do universo matemático que apresenta poucos estudos acerca de sua história, seja no contexto de sua constituição como objeto de estudo dos matemáticos, seja no contexto escolar. A pesquisa focou elementos históricos e culturais que evidenciassem a evolução dos objetos da Análise Combinatória que são estudados na Educação Básica. O principal resultado é que os objetos estudados na Análise Combinatória surgiram por meio de práticas culturais desenvolvidas pelos chineses, indianos, judeus e árabes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020