LETRAMENTO ESTATÍSTICO E O PARADOXO DO BAIXO DESEMPENHO EM ESTATÍSTICA DOS ESTUDANTES DE ECONOMIA

DIÊGO BEZERRA DE MELO MACIEL

Resumo


O Letramento Estatístico vem despontando como uma importante alternativa teórico-metodológica para a aprendizagem da Estatística, em todos os níveis e modalidades de ensino. Somado a isso, a Estatística figura como uma das principais demandas de trabalho do Economista, o qual lida, constantemente, com análise, interpretação e comunicação de estudos estatísticos. Apesar desse cenário, paradoxalmente, o desempenho acadêmico da maior parte dos estudantes de Economia em Estatística é historicamente baixo. A partir disso, este trabalho buscou investigar as possíveis causas desse paradoxo, a partir de algumas percepções estudantis sobre as práticas docentes de Letramento Estatístico existentes nos cursos de Economia. A estratégia metodológica esteve apoiada nos resultados da edição do Enade ocorrida em 2018, a qual foi aplicada para quase 8.000 concluintes dos 195 cursos de Economia existentes. A articulação dos resultados encontrados permitiu inferir que parte importante do paradoxo levantado pode ser explicada por um descompasso entre o processo de ensino existente no âmbito dos cursos e o tipo de Educação Estatística requerida pelas questões de Estatística do Enade, a qual está alinhada com os preceitos do Letramento Estatístico. Em outras palavras, os estudantes percebem uma prática docente coadunada com a “matematização” dos conceitos estatísticos, impossibilitando, tanto o desenvolvimento pleno das habilidades curriculares em Estatística, como o atendimento das atuais demandas profissionais e cidadãs.


Palavras-chave


educação estatística; ENADE. nível superior.



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020