PRECONCEITO RACIAL NO FUTEBOL: UMA INTERFACE COM O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO DO 5º ANO
Resumo
O objetivo geral deste estudo é compreender as oportunidades de ensino e aprendizado em estatística, considerando as cinco fases do Ciclo Investigativo (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusions) - PPDAC de Wild e Pfannkuch (1999). Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional- PPGEP na modalidade qualitativa, utilizando a abordagem participante, conduzida na Escola Estadual Seis de Junho, uma instituição pública em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, envolvendo 28 alunos de uma turma de 5º ano. Os resultados evidenciaram a viabilidade de utilizar temas como o Preconceito Racial no Futebol, sensibilizando os alunos para reflexões acerca da temática e construindo conceitos a partir dos dados coletados. Isso proporciona condições mais favoráveis para que os alunos do 5º ano compreendam os conceitos estatísticos, utilizando o Excel e percorrendo todas as fases do ciclo investigativo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020