A INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO DE “INCERTEZA” NA LINGUAGEM PROBABILISTICA EMPREGADA PELO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Consideramos que a exploração de conceitos baseados em probabilidade desde os primeiros anos é fundamental para a formação infantil, uma vez que na atualidade somos diariamente expostos a um volume expressivo de dados, demandando, inclusive, a compreensão de eventos de “incerteza”. Adicionalmente, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, é essencial incentivar a compreensão de conceitos relacionados à probabilidade desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Portanto, nesta pesquisa nos dedicamos a demonstrar o processo de desenvolvimento da linguagem utilizada para definir os termos probabilísticos do evento “incerteza” pelos estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental propostos pela BNCC. Nossos estudos esta alinhada às sugestões pedagógicas de Cláudia Vásquez e Ángel Alsina e outros estudiosos. Para atingir esse objetivo, conduzimos uma investigação exploratória com alunos do quinto ano do ensino fundamental (com idade aproximada de 10-11 anos) e exploramos a diversidade de termos, expressões orais e escritas, sobre o conceito de incerteza. Realizamos análises textuais por meio do software IRaMuTeQ, empregando técnicas de análises de similitude. Complementarmente, apresentaremos nuvens de palavras para identificar e elucidar a variedade de termos, expressões orais e escritas, símbolos e representações utilizadas no processo gradual de aprendizado e aquisição dos conceitos básicos em probabilidade aqui escolhemos o termo “incerteza”. Os resultados revelam a prevalência de palavras e expressões verbais da linguagem comum, especialmente relacionadas ao significado intuitivo de probabilidade. Observa-se também que, ao progredirem na resolução das atividades propostas, os alunos começam a assimilar uma linguagem menos intuitiva, avançando em direção ao uso de uma linguagem mais formal essencial para a compreensão dos conceitos relacionados à probabilidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020