ENSINO DE ESTATÍSTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Francisco Cleuton de Araujo, Paulo Vitor da Silva Santiago, Maria José Costa dos Santos

Resumo


As dificuldades evidenciadas no ensino-aprendizagem de Matemática, tanto para alunos quanto para professores, motivam a busca por abordagens pedagógicas diversificadas. Neste estudo, em particular, relatamos uma experiência exitosa no ensino de estatística, utilizando a metodologia Sequência Fedathi (SF), em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal em Fortaleza (CE). A pesquisa, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa e quantitativa, teve como objetivos principais: planejar, coletar, organizar, registrar e comunicar dados por meio de uma pesquisa conduzida pelos estudantes, bem como desenvolver habilidades de leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos os resultados de desempenho dos alunos em atividades práticas, um seminário em sala de aula e uma avaliação escrita, além de observação participante. Os resultados obtidos apontam para um impacto positivo na compreensão dos estudantes sobre estatística quando a metodologia SF foi adotada.

Palavras-chave


Estística; Ensino; Matemática; Sequência Fedathi

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020