LETRAMENTO ESTATÍSTICO E PROBABILÍSTICO NO CONTEXTO DA BNCC: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO STATISTICAL AND PROBABILISTIC LITERACY IN THE CONTEXT OF BNCC: A SURVEY OF THE MAIN DIFFICULTIES FACED BY HIGH SCHOOL TEACHERS

Vera Debora Maciel Vilhena, Jose Ribamar Oliveira Costa, Fábio Colins da Silva

Resumo


Escolas de ensino médio de todo o Brasil enfrentam o desafio de implementar as novas diretrizes curriculares nacionais. A adaptação das escolas começou em 2022 e vem sendo realizada de forma gradativa. Diante disso, este artigo objetivou investigar quais as dificuldades dos professores em relação ao desenvolvimento dos assuntos propostos pela Base Nacional Comum Curricular da unidade Estatística e Probabilidade, que inviabilizam o letramento Estistico e probabilistico. O método utilizado na investigação para coleta de dados foi um questionário no Google Formulário, participaram da pesquisa 29 professores do Ensino Médio. As análises mostraram que uma das maiores dificuldades dos professores se enquadram em espaço amostral,em realização de pesquisas considerando todas as suas etapas, analise de dados, medidas de tendências centrais e de dispersão geral. As dificuldades enfrentadas pelos professores nas análises dos resultados que envolvem conceitos estatísticos e probabilisticos são semelhantes às com que os estudantes do ensino medio se deparararam e que dificultam o desenvolvimento do letramento Estatístico e Probabilistico. Diante disso, acreditamos que os professores possam vivenciar conceitos de Estatística e de Probabilidade na formação continuada, sempre procurando aperfeiçoar os seus conhecimentos.


Palavras-chave


Dificuldade; Professores; Ensino Médio; Estatistica e Probabilidade



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020