SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR O LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Bernardo Silva, Rubilar Simões Junior, Loren Cabreira Rodrigues, Cristiane de Arimatéa Rocha, Maristel Carrilho da Rocha Tunas

Resumo


Este artigo propõe uma Sequência de Ensino por Investigação para abordar o letramento estatístico na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta segue o Ciclo Investigativo PPDAC e busca integrar-se aos diversos componentes curriculares, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta pretende que se explore, a partir das vivências dos estudantes, as razões para a evasão, conectando com os elementos que contribuem para o letramento estatístico. A sequência de ensino foi desenhada para ser aplicada em uma turma de um Curso Técnico em Edificações de um Instituto Federal, utilizando tecnologia digital para coleta e análise dos dados. As etapas que compõem a proposta visam promover o letramento estatístico dos estudantes, ampliando a compreensão de sua realidade e sociedade. Dentre os resultados esperados, após a aplicação da SE,  destaca-se a reflexão dos estudantes sobre as motivações para a evasão escolar que posteriormente levam ao EJA. O artigo enfatiza a importância das Sequências de Ensino como estratégias pedagógicas valiosas para promover o letramento estatístico e desenvolver habilidades críticas nos alunos. Apesar de não ter sido implementada, a proposta é vista como promissora e aguarda validação prática.

Palavras-chave


Letramento Estatístico; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Sequência de Ensino por Investigação; Ciclo Investigativo PPDAC



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020