Tendências das produções sobre o ensino de Biblioteconomia na modalidade a distância no Brasil

Maurício José Morais Costa, Bruno Fortes Luce, Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Resumo


Estudo que objetiva mapear as tendências das produções científicas publicadas no âmbito da Ciência da Informação, na perspectiva de apresentar o cenário do processo de desenvolvimento e implementação dos cursos de Biblioteconomia na modalidade a distância no Brasil. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que se vale das diretrizes de uma revisão sistemática da literatura, com recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 e 2022, cujo corpus documental, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foi composto por 16 (dezesseis) artigos publicados em periódicos do campo da Ciência da Informação. Aborda o ensino de Biblioteconomia no Brasil, bem como contextualiza a modalidade de Ensino a Distância na organização educacional nacional. Destaca a concentração desses cursos na região sul, tendo a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Chapecó como pioneiras na formação do bibliotecário na EaD. Os resultados evidenciam que o ensino a distância tem uma série de desafios pela frente, dentre eles a estruturação dos currículos e dos materiais didáticos para a referida modalidade, além da formação de professores conteudistas capazes de adaptar as estratégias de aprendizagem e procedimentos de ensino já eficazes no modelo presencial. Percebeu-se um número ainda escasso de trabalhos que apresentem experiências efetivas do ensino de Biblioteconomia EaD.


Palavras-chave


Biblioteconomia EaD. Ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ensino Online de Biblioteconomia. Formação do Bibliotecário na EaD.



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020