A Abordagem de Hidrostática e Hidrodinâmica no Ensino de Física: uma Revisão Sistemática da Literatura

Fernando Icaro Jorge Cunha, Sam Felipo Garcez Folgearini, Carla Beatriz Spohr

Resumo


A literatura científica e acadêmica aponta uma série de defasagens no Ensino de Física, o que compromete a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento do letramento científico. Estes desafios de ensinar e aprender Física podem estar ligados com a formação inicial de professores, carência de formação continuada, redução de aulas consoante ao Novo Ensino Médio, o que resulta na dificuldade de construir o conhecimento e atingir aprendizagem significativa, importante para a resolução de problemas e/ou compreensão de fenômenos cotidianos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar sistematicamente o ensino das temáticas hidrostática e hidrodinâmica na Educação Básica, em particular, no Ensino Médio. Para isso, foi elaborada uma revisão sistemática de literatura a partir das bases de dados da CAPES e SCIELO, culminando em 13 artigos selecionados para a análise. Os resultados dos estudos analisados apresentam diversas atividades potencializadoras do ensino e aprendizagem em hidrostática e hidrodinâmica a partir de materiais de baixo custo e passíveis de serem replicados por outros profissionais da Educação Básica. Outrossim, as atividades práticas e experimentos exibidos nos estudos, enfatizam a necessidade de uma abordagem pedagógica voltada para o contexto dos estudantes, influenciando na construção do conhecimento do tema estudado.


Palavras-chave


Atividades práticas; Experimentação; Ensino Médio; Pesquisa no Ensino de Física.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020