DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Carlos Adriano Martins, Juliano Schimiguel, Elizabeth Aparecida Assis Brandão, Rita de Cássia Frenedozo

Resumo


O presente artigo busca uma análise do desempenho educacional pela utilização de um objeto digital de aprendizagem, sem intervenção pedagógica. Para isso utilizamos o objeto digital de apendizagem denominado PlanetaBio.com como instrumento na obtenção de dados quantitativos comparáveis. Participaram dessa pesquisa 111 alunos de 8º ano do ensino fundamental II, de uma escola estadual do interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram submetidos a três testes de conhecimento online, com dez questões cada teste, aplicados em três situações diferentes. Com os dados coletados podemos realizar um comparativo nos resultados e verificar a possibilidade de desempenho dos alunos após o uso do OBDA. Os dados dos três testes foram comparados de forma simples e pela evolução numérica. Comparando o pré-teste e o teste, temos uma porcentagem considerável entre eles e o destaque do melhor desempenho dos três testes. Se compararmos o pré-teste com o pós-teste, temos também uma evolução nos resultados. O que nos leva a considerar que ocorreu uma possível aprendizagem significativa. Se compararmos entre o teste e o pós-teste, podemos observar que a porcentagem diminui, mas considerado o tempo de aplicação entre o uso do objeto e o último teste, podemos considerar ainda assim, uma evolução nos resultados. Muitos outros parâmetros e análises estão sendo realizadas com base nestes resultados que podem ser úteis em posteriores estudos sobre a potencialidade e eficiência dos objetos digitais de aprendizagem utilizados como ferramentas auxiliares no processo educacional.


Palavras-chave


Objetos Digitais de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa. Sistema Respiratório. Ensino em Ciências. Sequência Didática.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020