Presença de Ensino no AVA-Moodle: Análise das interações no Fórum Tecnologia x Metodologia

Eliana Santana Lisbôa

Resumo


Neste artigo vamos apresentar um estudo realizado Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA da disciplina  Didática, que incluía a analise de conteudo de um fórum de discussão intitulado Tecnologia x Metodologia, de cariz formal, que envolveu um grupo de futuros professores do curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina. O objetivo da análise foi avaliar a presença de ensino, um dos componentes do Community of Inquiry Model com base num Instrumento de análise contendo as categorias e descritores que foram adaptadas pela autora do modelo original. Os resultados obtidos evidenciam que a presença de ensino detetada no referido fórum, resultou do engajamento e vontade de aprender do grupo somada à atuação do professor/e-moderador que, ao longo da discussão, esteve sempre presente questionando os membros e incutindo uma reflexão crítica sobre o tema em análise.


Palavras-chave


presença de ensino. fórum. comunicação. conhecimento

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020