Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância

Solimar Garcia

Resumo


A educação a distância para o ensino superior, além de um diploma universitário, significa inclusão social e mudança da realidade para pessoas que necessitam estudar e estão em locais de difícil acesso ao ensino de qualidade, associados à dificuldade de locomoção das grandes cidades fazem da educação a distância a modalidade que mais cresce na escolha dos estudantes para a realização de curso superior. A pandemia de Covid-19 trouxe o formato a distância também para os cursos presenciais e intensificou a necessidade de ferramentas adequadas para avaliação dos educandos nos cursos EAD. Trazer mais qualidade à modalidade tem sido o foco dos estudos em EAD. O uso de metodologias ativas adequadas toma forma em maior número de instituições. O objetivo deste estudo é avaliar as metodologias ativas que possam tornar mais fácil o aprendizado dos estudantes e, com essa análise, apresentar o uso de atividades que melhorem a qualidade do ensino e dos cursos a distância. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, do Censo Abed 2019 e um estudo de campo, com a distribuição de questionários pelas mídias sociais a uma amostra disponível e conveniente à pesquisadora, e que resultou em 110 respostas analisadas. Alguns resultados mostram que os estudantes, apesar de compreenderem que as metodologias ativas são facilitadoras de seu aprendizado, ainda preferem as metodologias tradicionais, com a presença do professor expositivo. O trabalho mostra ainda uma comparação simples da aplicação das múltiplas inteligências de Gardner, que podem representar melhorias inovadoras para a educação a distância. 


Palavras-chave


Censo ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020