UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DOS RESULTADOS COM O USO DO KAHOOT
Resumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência com o uso do jogo Kahoot como parte de uma metodologia ativa no processo de ensino e de aprendizagem, bem como análise dos resultados obtidos na utilização do game. Trata-se de um estudo que teve como metodologia um relato de experiência e análises de dados da plataforma de gamificação digital intitulada Kahoot. Os sujeitos foram 18 discentes do curso de odontologia e a atividade foi realizada de modo síncrono pelo Google Meet. O conteúdo abordado foi anatomia do complexo maxilo-mandibular e estruturas adjacentes relacionados a sua importância na prática clínica. A atividade foi realizada em 04 etapas: a) disponibilização do material antecipadamente ao encontro; b) a execução do jogo Kahoot; c) divisão dos sujeitos em equipe para debate sobre o tema; d) intermediação do professor para esclarecer dúvidas e estimular a interação entre os alunos. Os resultados mostram que os acadêmicos do 2º ano obtiveram rendimento menor, com média de 54% de acertos, enquanto os anos seguintes mostraram desempenho superior a 60%, sendo a média do 5º ano a mais alta, de 72%. Observou-se que a estratégia de utilização do Kahoot despertou a motivação, engajamento e competitividade saudável entre os alunos. É possível concluir favoravelmente a viabilidade das técnicas de gamificação como recurso pedagógico, utilizado em metodologias ativas de aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020