DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Mariana Prado Lopes, Flávia Janaina Baia

Resumo


Este artigo teve como objetivo apresentar as possibilidades de utilizar as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos cursos ofertados na modalidade EaD. Para tal, foi realizada em 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que os professores podem utilizar as metodologias ativas na EaD, mas para isso é preciso adaptá-las para o ambiente virtual de aprendizagem, descortinando as novas posições ocupadas pelos alunos e professores, mas focando no principal objetivo da utilização desse tipo de metodologia, que é o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como usar essas metodologias na EaD, as quais poderão orientar o professor a criar estratégias para engajar seus alunos para uma aprendizagem ativa, uma vez que fornece diferentes formas de personalizar práticas pedagógicas na EaD.


Palavras-chave


: Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagem

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020