AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resumo
Avaliação da aprendizagem é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas. A realidade dos tempos atuais nos mostra uma sociedade em constante mutação, diversificada e globalizada. Vivemos a era da informação e as pessoas acompanham ou sofrem as influências de tais movimentos. O presente trabalho aborda a temática da avaliação da aprendizagem sob o enfoque emancipatório, com vistas a uma mudança significativa na prática educativa. A situação vivida hoje no sistema escolar é muito problemática e tem profundas raízes. Este não é um problema de apenas uma disciplina, curso, série, ou escola, mas, sim, de todo o sistema educacional inserido em um sistema social que impõe certas práticas. A era em que vivemos exige uma ressiginificação das práticas educativas, voltando-se à formação e educação de novos sujeitos. Quando falamos em novos sujeitos, os queremos críticos, conscientes e autônomos significando que devemos realizar a avaliação voltada para o futuro que pretende transformar, a partir da crítica, do autoconhecimento, da autonomia para tomar decisões conscientes, levando o educando a descrever sua própria caminhada e a criar suas próprias alternativas de ação. Nessa perspectiva, temos o objetivo de refletir sobre a avaliação como prática de investigação analisando se esta prática é realmente possível, assim como compreender as diversas concepções sobre essa temática e identificar as funções e os recursos para a avaliação da aprendizagem na compreensão da avaliação como prática de investigação. Transformar a prática avaliativa significa questionar a educação desde as suas concepções, seus fundamentos, sua organização, suas normas burocráticas. Significa redefinição de conteúdos, mudanças conceituais das funções docentes, entre outras.
Palavras-chave
aprendizagem; educandos; investigação; funções; recursos; docentes; conhecimento.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020