ANÁLISE DA MAGNITUDE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS DE DIFERENTES SEXOS

Elaine Arrais, Patricia do Nascimento, Vírgilio Junior, Aurea dos Santos Mineiro, Fabrício Madureira

Resumo


O desenvolvimento motor pleno é uma das variáveis decisivas a serem potencializadas na infância e estudos relatam que as crianças possuem um potencial de estarem no estágio amadurecido das habilidades fundamentais aproximadamente aos 6 anos de idade, no entanto, fatores como a diminuição de espaços públicos, avanços da tecnologia digital e programas de educação física escolar pouco eficientes, podem induzir atrasos motores que aumentam a probabilidade das crianças se tornarem menos ativas e por conseguinte, mais susceptíveis a doenças crônico degenerativas, desta forma, estudos focados no acompanhamento motor geral na infância podem indicar as necessidades específicas que cada grupo de escolares apresenta. Os objetivos deste estudo foram: classificar e comparar os níveis de coordenação motora de crianças durante uma aula de educação física escolar. O Test of Gross Motor Development TGMD-II foi utilizado para avaliar o desempenho motor de cada criança. Participaram deste estudo, 20 crianças, sendo 10 meninos e 10 meninas, com a idade média de 7 anos. Conclui-se que ao analisar as crianças nas habilidades de locomoção e controle de objetos, bem como, o quociente de motricidade grossa total, menos da metade das crianças de ambos os sexos conseguiram alcançar a média proposta no teste. Quando analisadas sobre a idade equivalente, nos testes de locomoção apenas as crianças de 6 e 7 anos foram compatíveis com a idade cronológica, nos testes de habilidade de controle de objetos nenhuma das faixas etárias conseguiu ter a idade equivalente igual a cronológica, permanecendo com valores inferiores.

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ISSN - 2525-5827